Massacre da auto-estima

Hoje assisto um massacre do auto-estima de todos. A todo momento somos bombardeados, através de novelas, programas de tv, “reality shows” (programas de situações reais), etc, por padrões de belezas irreais, por falsos estilos de vida, etc.  Não e díficil encontrar uma propagando com uma modelo ultra magra que se fossemos ser realista ela estaria doente e não bela.  O que dizer de novelas que retratam ricos como sendo esbanjadores que nada fazem, que não trabalham, sendo que se existe tal tipo de pessoa é uma minoria que goza uma herança ou é filho(a) de alguém com muito dinheiro.

Acredito que tudo isso é algo proposital cujo intuito é de nos manter sempre insastifeitos e infelizes com nossa condição pois, o eterno descontente com sua realidade é um excelente “consumidor”.  E se prestar atençao verá que tenho razão. Quantos milhões é o mercado de auto ajuda hoje ou de livros que ensinam metodologias infalíveis de ficar rico, ou ser feliz, e por aí vai ?  Quantos milhões é o tamanho do mercado de moda ? Quantos milhões são de dinheiro que o mercado de estética, cirurgia plástica, academias, movimentam para garantir o “look” ideal? Outro dia, assisitindo um canal pago (sempre esperei que canais pagos tivessem programação melhor mas me decepcionei) vi em sequencia 5 programas sobre beleza, moda, transformações: “Dr 90210″,”10 anos mais jovem”, “Esquadrão da Moda”,”O grande perdedor”, e por segue.  Tudo isso, em essência, baseado na ansia de nossa sociedade em atingir padrões de beleza,  status, irreais.

Detendo, com mais detalhe, na questão das famílias e principalmente sobre os jovens, vemos o quanto que esta estratégia de dilapidar a auto-estima, está matando nosso futuro, quanto essa linha de conduto está acabando com as famílias pois impõe que a felicidade plena só é possível com “MUITO DINHEIRO” com corpos super malhados (beirando a doença) e com ostentações faraonicas.  Como já disse em outro post, tenho exemplos vivos em minha vida disso. Tenho conhecido que tem anorexia e tudo isso, de certo modo, vem dessa pressão insana de perfeição que não existe.  Tenho outros que trabalham para pagar dívidas, pois não podem abrir mão de um padrão de vida pois temem ser rejeitados.

Isso para mim é uma loucura, é uma doença. Uma pandemia que tomou conta de todos e parece que ninguém tem a consciencia disso. A sociedade está doente. O estresse, anorexia,  suicidios, adolescentes de classe média roubando, são sintomas dessa imensa doença que nós criamos e fazemos questão de manter.

A tempos atrás, vi uma tentativa de uma marca de coméstico de lançar um campanha reforçando a “real beleza”.  Tão logo fez sucesso, tão logo foi eliminada da mídia. Parece que existe um grupo a quem não interessa a cura para essa loucura coletiva.  Isso me assusta pois como contraria tamanha força… como criar cidadões sadios nessa sopa acida que corroi todas as bases edificadas pela familia ?

Creio que seja a hora que provocarmos uma revolução em nossos interiores e decidirmos por uma ruptura nessa modela suicida de sociedade. Não vejo futuro, não vejo esperança se seguirmos nessa estrada onde o que vale é beleza doentias e anorexicas, vidas futéis, etc.  Está na hora de mostrar que trabalhar faz bem, tem”gordurinhas” não é pecado e é lindo. Ter uma vida sem grandes luxos mas com um simples conforto é bom, que o fato de não se ter o carro mais caro do mundo não nos torna menos queridos ou felizes.

3 comentários sobre “Massacre da auto-estima

  1. É issom mesmo André, precisamos “criar” filtros que nos protejam sobre essa “onda”de modismos que nem sempre acrescenta um valor a nossa vida.

  2. Obrigado pelo comentário e fico muito feliz que compartilha minha visão deste assunto tão polêmico. Fico assustado com essas sociedade de consumo desenfreado.
    Espero que um dia possamos melhorar e rever nossos conceitos.

Deixe um comentário