Arrogância da juventude – Texto

Recebi por email o texto abaixo de autor desconhecido. Simples e genial reflete muito da nossa juventude doente.

Um calouro muito arrogante, que estava assistindo a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, por que era impossível a alguém da velha geração entender esta geração.

‘Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo’, o estudante disse alto e claro de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo.

‘Nós, os jovens de hoje, crescemos com televisão, aviões a jato, viagens espaciais, homens caminhando na Lua, nossas espaçonaves tendo visitado Marte. Nós temos energia nuclear, carros elétricos e a hidrogênio, computadores com grande capacidade de processamento e …,’ numa pausa para tomar outro gole de cerveja.

O senhor se aproveitou do intervalo do gole para interromper a liturgia do estudante em sua ladainha e disse:

-’Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando nós éramos  jovens… por isso nós as inventamos.

E você, um coisinha arrogante dos dias de hoje, o que você está fazendo para a próxima geração?’

Foi aplaudido ruidosamente!

About these ads
Etiquetado , ,

19 comentários sobre “Arrogância da juventude – Texto

  1. Maria de Jesus disse:

    parabéns pelo seu texto, os jovens de hoje estão muito sem limites, e sem esperança de um futuro melhor!

  2. muito bom…vcs ñ sabe com fico feliz pois têm pessoas q me entendem,passei hoje por uma situação muito chata e espero q ñ mas se repite,um aprendiz de pessimos modos quiz me envergonhar na frente dos outros apredizes,foi a 1 vez q passei por isso e espero ñ passar mais.

    • aoqfonseca disse:

      Solange,

      Na maioria dos casos a melhor resposta acaba sendo o silêncio. Por várias vezes verás este tipo de gente que pensa saber mais, entretanto a vida é uma escola e sabe muito bem ensinar as lições. A idade e maturidade vem para todos.

  3. Elvis disse:

    Eu juro que quando eu li a ultima frase me arrepiou! nota 1000000.

    • aoqfonseca disse:

      Obrigado pelo retorno. O texto não é de minha autoria e confesso que procuro de onde ele é até hoje sem sorte. Realmente é um texto forte e deveria ser dados para todos os alunos do segundo grau para que refletissem a importância do mais velho e do mais experiente para a sociedade.

  4. alan disse:

    Ola,
    Tenho uma reflexão a fazer sobre tudo que está escrito no blog.
    A ”juventude de hoje”, como dito, não é bem assim não pois nunca houve tantos jovens interessados e participando de ONG, Movimentos Politicios, Pastorais, nas Universidades, sendo base finanveira de toda sua familia…..
    Mas também nunca houve tanta gente com descaso ao jovem, não tratando como pessoa, como protagonista de sua vida.
    O jovem é tratado como problema social, mas quem criou esses jovens.
    A facil apontar o dedo e dizer que o jovem é doente é o problema, mas é facil fazer isso quando voce apenas reclama nada faz de concreto para modificar os quadros negativos da sociedade.
    me perdoe por ser contrario a sua posição, mas é minha opinião.
    OBS: Sou a favor sim da punição quando alguem se ele jovem ou não pratica um ato criminoso, não sou de passar a mão na cabeça não.
    O respeitoao mais velho ou ao mais experiente é algo muito importante para manter os bons valores. mais devesse respeitar também o jovem e seu espaço.
    um abraço.

  5. luana disse:

    tenho 13 anos e gostei muito do texto
    ::: motivos :: levou uma boa resposta nesse arrogande>>> eeee ……… tb pelo fato de que o velho disse tem tudo a ver

  6. thay disse:

    haha’. muito bom esse texto ! tb tenho 13 anos, e acho que esses jovens arrogantes devem se lembrar que um dia eles tb chegarão nessa idde ! :’)

  7. pedro disse:

    ñ gostei por que e uma estoria chata de um velho chato e um jovem chato

  8. myre soouza disse:

    mt bom poo’w amei é vc é sinsero i escreve otimo

  9. Suzany disse:

    Bem, é verdade que hoje o número de jovens inseridos em universidades em ONGs e outros, é bastante significativo e importante para o nosso pais, sendo que o fato dele (o jovem), está em uma universidade não faz dele uma pessoa melhor, compreensiva e principalmente educada, pois existem muitos jovens universitarios que são arrogantes, prepotentes, e mal educados. A educação não depende apenas dos pais e da base ecolar (essas são de fundamental importancia), mas depende principalmente da sua vontade pois vc é quem decide quem vc quer ser! Gostei do texto, é bastante reflexivo e importante, pois existem muitos jovens que desrespeitam os idosos, e pensam que nunca vão envelhecer!! E feliz daquele que chegar a velhice!!!

  10. Suzany disse:

    “A juventude representa, histórica e socialmente, uma categoria social gerada pelas tensões inerentes à crise do sistema. Sociologicamente, ela representa um modo de realização da pessoa, um projeto de criação institucional, uma alternativa nova de existência social” (Foracchi, M. M., “A Juventude na Sociedade Moderna”. São Paulo, Livraria Pioneira, 1972.)

  11. maiane lopes disse:

    Muito bom esse texto, tenho dezoito anos e acho que a juventude está muito distânte da realidade, tenho trabalhado a quatro anos com grupos de jovens e vejo que não existe ética social nessa geração, os jovens vivem em uma guerra, contra outra tribo, contra outra classe, contra seus pais, enfim contra tudo, o que era pra ser favoravel para nós está se tornando um problema para o mundo. É preciso antes de pensar em um mundo bom para as pessoas, deixar pessoas boas para o mundo.

  12. Roberto Jorge disse:

    Gostei bastante desse texto.

  13. sysfuslygrany disse:

    bom comeco

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: