Generosidade

Por esse dias estava lendo meus emails e twitter . Não me lembro bem de qual dos dois recebi o link, mas o fato é que recebi um link para um vídeo sensacional de uma palestra no evento TED.  Nessa palestra o autor fala de Generosidade e num exercício que ele fez: durante 30 dias dizer para todos que o pedissem ajuda.

Ainda segundo o autor, a ignição de tudo isso, foi quando resolveu prestar atenção em sua rotina de ir e voltar do trabalho. Num dia, uma pessoa o abordou e pediu dinheiro. Meu que de forma automática a sua resposta foi NÃO.  Mas algo no seu íntimo o fez revisitar aquela situação e se sentiu como se naquele momento, aquele NÃO, não foi a melhor escolha.

Passado isso, postou em eu blog, o desafio de em 30 dias apenas dizer sim.  A viagem da experiência foi ótimo e em sua palestra ele mostra como foi transformador. Além disso, também mostra que polarizamos nossa sociedade em apenas filantropia ou ” ganhar dinheiro”. Sendo que, no meio dos dois pontos, existe algo intermediário que aos poucos vem sendo experimentando em vários locais do mundo.

Ser generoso não significa que a partir desse momento você deva dar tudo que tem para qualquer pessoa, ou simplesmente sair as ruas esquecendo de si. Significa desligar o automático do cotidiano e analisar cada caso com amor e paciência. Nem todos os mendigos são alcolatras. Nem todos que pedem são vagabundos. Muitos são pessoas realmente necessitadas que precisam de ajuda e muitas vezes, de atenção.

Lembro de uma vez que resolvi junto com amigos ajudar a um lar. Nesse lar haviam garotos que eram órfãos ou não podiam mais conviver com suas famílias.  Todos traziam muita dor e marcar físicas e psicológicas de suas vidas mas me pareciam que ali estavam conseguindo sair desse ciclo de fabricação de loucos/violencia.  Bem, voltando, ao chegar lá formos surpreendidos pois os meninos deram mais importância a nossa presença do que aos  brinquedos e chocolates que e levamos. A sua verdadeira carência era de atenção, carinho e amor.

Pense que existem muitas pessoas que nesse momento precisam que seja generoso. Generoso com seu tempo. Por que não reservar parte do seu precioso dia para escrever, ajudar, ouvir alguém, etc.  Como o palestrante disse é transformador. Você se sente melhor.

Para que os ficaram curiosos o vídeo segue abaixo. Espero que gostem e comentem.

 


 

About these ads

One thought on “Generosidade

  1. gata disse:

    me ajudou muitoooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: